segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sugestão - "Mania de explicação"

Outra escritora que sou fã é a Adriana Falcão, foi a sogrinha Maria Neusa que me apresentou. Fiquei totalmente indefesa, ela me conquistou!

Ela seduz tanto quanto a Martha Medeiros :)


Esse é um trecho do livro dela "Mania de explicação" - vale a pena adquirir !


Beijos explicativos, Iara








domingo, 25 de outubro de 2009

Poesia uma hora dessas ?

Adoro a Martha Medeiros e seus textos, e os contos e a forma sedutora com que ela escreve.

Recebi esse texto essa semana da minha sogrinha, Maria Neusa, que tbm é fã dessa escritora.

Compartilho aqui com vocês e espero que gostem!


(apresentando tbm Elisa Lucinda - atriz e escirtora - e Rubem Alves - outro grande escritor )

Beijos compartilhantes e concordantes,
Iara



Por Martha Medeiros*

Peguei emprestada a expressão que o Verissimo usa para apresentar seus poemas. É que eu quero falar justamente sobre poesia, um assunto que me parece emergencial, apesar de que tudo leva a crer que não é o momento. Gente morrendo por causa da gripe H1Nl, o Sarney insistindo no "daqui não saio, daqui ninguém me tira" e psicóloga se dedicando a "curar" gays, francamente: poesia numa hora dessas?

É que estive no Rio duas semanas atrás e, além do divertido e caloroso encontro com os leitores aqui da revista para comemorar os cinco anos desta publicação, participei também de um recital poético organizado pela escritora. e atriz Elisa Lucinda em sua Casa Poema.

A Casa Poema nada mais é do que uma utopia levada a cabo. Elisa mantém uma casa antiga em Botafogo onde ela ensina pessoas a ler poesia, dizer poesia (o verbo "declamar" é proibido) e gostar de poesia. Promove bate-papos com escritores, faz audições públicas da obra de inúmeros autores brasileiros, abre espaço para pequenas apresentações e para sessões de autógrafos, tudo de forma muito afetiva e sem luxo. Só pelos serviços prestados, a Casa Poema deveria ser tombada pelo Patrimônio Histórico. E Elisa deveria ser tombada junto, porque o que ela faz é suprir uma carência dos nossos currículos escolares: ela educa para a sensibilidade e os sentidos.


Elisa me deu de presente o livro que transcreve o encontro que ela teve na mesma Casa Poema com o escritor Rubem Alves. Corra e adquira o seu, foi lançado pela editora 7 Mares. Nesse livro, Elisa e Rubem discutem sobre o desserviço que é obrigar uma criança a ler um livro de que não gosta, sobre o poder que a arte tem de transfigurar maus destinos, sobre o quanto a poesia pode ensinar tudo (geografia, história, matemática) e como não há jeito de se reter conhecimento se não houver emoção. E eles vão mais longe: acusam os professores que empurram livros goela abaixo de seus alunos sem eles mesmos estarem "tomados" pela beleza e importância do que estão recomendando, e aí, lógico, não conseguem ensinar o prazer da leitura.

Aliás, é bom lembrar que encantamento deve começar em casa. Não é à toa que as crianças que ouviram seus pais contando histórias são as que, quando adultas, mais se sentem atraídas pelo universo mágico da literatura.
Escutar um poema. Falar um poema em voz alta. Perceber seu ritmo, sua música, sua comunicabilidade. Elisa Lucinda tem o talento de transformar qualquer verso em algo fácil e acessível. Ela prova por a + b que poesia não precisa ser um troço chato. Quando uma amiga lhe telefona contando sobre uma dor íntima, Elisa saca na hora um poema para ajudá-la a entender melhor o que está sentindo. Elisa é uma outra espécie de doutora: prescreve poesia. Um Tamiflu emocional que ela distribui generosamente.

Mas poesia logo agora que a bruxa está solta no espaço aéreo, que há censura aos veículos de comunicação na Venezuela (e, em alguns casos, aqui também) e que os políticos estão perdendo as estribeiras e deixando caírem suas. máscaras em plenário?

Pois é, me pareceu um momento oportuno.

Uma feliz descoberta

Estava olhando o perfil de uma "primamiga" de alma,

e encontrei um video

simplesmente emocionante...


Faço questão de compartilhar com vocês!

e ainda estou ouvindo

a "barulheira" que a saudade tinha !







Iara en petits mots

Iara Fonseca Schmidt est artiste. Danseuse, claquettiste, chorégraphe, chanteuse, enseignante de claquettes, conscience corporelle et danse contemporaine.

Elle s'est spécialisée dans les claquettes et la danse contemporaine avec des maîtres Jason Samuels Smith, Chloé Arnold, Michelle Dorrance, Gene Medler, Barbara Duffy, Tony Waag, Germaine Salsberg, Fernanda Bevilaqua, Wagner Schwartz, Lenira Rengel et Cláudia Müller.

Elle a participé en 2005 à des stages de claquettes et de chants pour comédies musicales au « Broadway Dance Center », New York (USA). Elle a participé comme danseuse et claquettiste professionnelle de Uai Q Danse Cia dans des Festivals d'importance internationale et comme chorégraphe a reçu des prix dans les principaux festivals du Brésil.

En 2005 elle a intégré la faculté de musique – chant - à l'Université Fédérale d'Uberlândia, Minas Gerais, Brésil et depuis septembre 2009 poursuit ses études à l'Université Lumière Lyon 2 en cours d'Arts du Spectacle.

Voltei inteira...


Voltei inteira!

Passei muito tempo sem escrever, não vou mentir, nem enrolar... por vezes foi preguiça ( manter um blog não é nada facil rsrs) e por vezes nada a declarar... sim, quando estamos desse lado de ca, também temos rotina e nem sempre novidades! Mas hoje vou dar uma abreviada nos acontecimentos desde a ultima vez que escrevi. Fiquei em Lyon durante quase 5 meses, de março a julho de 2009, conhecendo, futucando, pesquisando, "preguiçando", dançando, cantando e compartilhando. Dei meus pulos e ja era chegada a hora de retornar para o pais verde e amarelo, então dia 20 de julho de 2009 eu estava pegando o vôo em Paris rumo a Sampa (e pode pode parecer meio repetitivo mas chorei ao me despedir do Caique - ainda em lyon - , eita que a sadade é um bichim complicado viu! rsrs).

Cheguei em Sampa às seis da matina e a Tia Samira me buscou, delicia de reencontro! passamos na padaria e comi pão de queijo (detalhe que ainda não era o mineiro, mas tava valendo do mesmo jeito), fomos pra casa dela e como de costume tomamos um delicioso café da manhã, com direito a "reviver" o sabor do petit déjeuner à la brésilienne, depois BANHO e CAMA heheh, sim depois das longas 12h de viagem (ao lado do banheiro do avião) eu deitei na maravilhosa cama aconchegante da Tia, e dormimos até nem sei que horas. Passei um dia e meio com ela em Sampa e foi muito gostoso!

Dia 22 de julho às 20h eu estava chegando em Uberlândia... a hora mais ansiosa de viagem que eu tive, mas depois de reencontrar a FAMILIA tudo sossegou .... inevitavelmente choramos a saudade que sentimos... depois... so alegria e fomos comer pizza :) minhas amigas queridas Pri e Silvinha (o kiko tbm) estavam la, como de costume (amizades duradouras e confortantes). Foi uma noite muito especial... rever Mamys, Dudis, Papys, Rey, Gopal, bubui, Gê, Paulinha, Vo Maria e Vô Nelson, Vo Eleuza, Biza, Sueli, Tio Fa e jompas... um reencontro amoroso!

Depois disso fui reencontrando outros amigos e claro, minha segunda familia: Uai Q Dança. Que delicia ver os alunos,os professores, a escola, o ritmo, a adrenalina, o calor, o clima aconchegante e feliz dessa familia especial.... matar essa saudade foi bom demais!!!

Passei um mês e meio corrido, feito um estrela cadente que passou, tive tempo e não tive, fiz coisas e muitas outras não fiz e percebi naqueles dias que o Tempo é precioso demais. Tirar o visto de estudante foi uma novela para toda a vida.... muitas historias... e a volta para Lyon foi uma aventura e por hora um pesadelo que acabou me ensinando muitas lições!


Hoje, dia 25 de outubro de 2009, ja estou de volta à Lyon ha quase dois meses e sinto saudades, alias, saudade ja virou meu segundo nome (é o que costumo dizer), mas estou extremamente feliz. Voltar a estudar tem me dado uma alegria tamanha, conhecer pessoas e fazer amizades tbm é um dos meus "lemas" aqui, e felizmente tenho uma amiga equatoriana muito querida, Gabriela!

Conhecer também aquilo que gosto de estudar tem me dado um prazer inexplicavel, estou orgulhosa de mim mesma e isso ja vale pelo menos a metade do esforço. Estou orgulhosa de tudo o que passei e me sinto pronta para dar os proximos passos, e isso me faz incondicionalmente feliz :)

Estou bem e quero compartilhar com vocês um pouco de cada dia que passo por aqui... o outono chegou e com ele os ventos e as folhas secas cobrem os nossos dias e os nossos olhares, a experiência de ver as estações do ano chegarem é emocionante e essa emoção me faz acreditar que vale pena cada segundo que passa... sinto saudade, de tudo e de todos, mas guardo todas as boas lembranças num cantinho bem especial dentro de mim, e continuo caminhando!

Quero fazer desse blog mais um ponto de encontro... então vamos compartilhar juntos!

Prometo não demorar tanto a voltar a escrever aqui! beijos felizes, saudosos, nublados de outono...


inté ;)