sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sertão da Farinha Podre ...



Desde o dia 11 de julho respiro os ares dessa minha terra. Sinto o calor do afeto e um brilho nos olhos. Sou brasileira e me reconheço aqui... nessa terra fértil.... Amém.

Sinto saudades do Caique, meu companheiro, que ficou em Lyon trabalhando. Sinto saudades também das amizades que lá estão. Mas em breve estou voltando para retomar minhas atividades... Enquanto isso aproveito as férias aqui no "Sertão da Farinha Podre" - Reencontro os familiares, amigos de longa data ... e dessa data também!

Me presenteio com esses reencontros que preenchem minha alma de alegria e emoção. Meu sobrinho Yuri e a sobrinha Luana que completa 2 mêses  nessa segunda-feira ... são dádivas... carinho inocente de criança. Sinto meu coração crescer cada vez que os vejo!

Esta semana começamos as preparações para a comemoração dos 20 anos do Uai Q Dança, Vai ser uma grande festa de alegria e satisfações.... Essa é outra família que me deixa saudades! Estou aproveitando cada momento!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Encontros e Despedidas...

O final desse primeiro ano letivo na França é uma grande vitória, uma conquista, um sonho!
Aprendi muito... sobre dança. teatro, música, história, yoga, meditação, europa, pessoas, lugares.... mas sobretudo aprendi muito sobre sentimento.Troquei experiências e aprendi ensinando, senti saudades e aprendi a conviver com ela, chorei um rio de lágrimas e sorri, dei inúmeras gargalhadas, que também já viraram fama em Lyon... entre àqueles que convivem comigo... e fico feliz de poder fazê-los rir!

Dancei e ensinei o jeitinho brasileiro de sapatear. Cantei a música brasileira com gosto e mostrei aos franceses o que é que a brasileira tem! Fiz muitos deles entender que topless só é permitido em praia de nudismo e que biquini só é usado pra ir na praia e tomar banho de piscina. Deixei claro que pra criticar o Brasil você precisa ser brasileiro, caso contrário me respeite pois moro no seu país e o respeito muito! Descobri que o francês também  pode ser extremamente simpático e educado, e que o brasileiro pode fugir do estereótipo da simpatia em pessoa, e se mostrar muito antipático e mal educado =/


Descobri que mesmo falando francês, meu inglês não me deixa na mão e que mesmo estando bem longe do Brasil eu me reconheço cada vez mais brasileira... com a ginga no pé !

Pra provar isso... compartilho hoje o vídeo caseiro feito no dia 26 de junho, durante a primeira apresentação de fim de ano da escola onde dou aula particular, ClapOlé Dance Center. Apresentamos um trabalho coreográfico meu, feito na ocasião de um estágio da faculdade, onde eu e mais três franceses dançamos ao som de Noel Rosa (interpretado por mim ...rs - escolha musical dos 3 alunos). Resultado.... fiquei feliz com o convite de coreografar e poder mostrar meu trabalho.... provando que francês também consegue sambar....haha .... Do jeito dele.... mas que consegue, consegue!

Enfim... fim de ano europeu finalizado com sucesso, inscrição da faculdade para o próximo ano (2010/2011) efetuada e muita motivação pela frente .... 

Recarrego minhas baterias em terras tupiniquins desde o dia 11 de julho, revejo amigos, família.... revejo pessoas queridas demais! Abasteço-me de carinho e afeto pra dar conta da saudade que me persegue durante todo o ano... e o ciclo se recomeça... Que cada ano seja uma grande e feliz surpresa... e eu só tenha coisas boas pra compartilhar! Agradeço à minha família pelo apoio e ao Caique  pelo carinho, atenção e companheirismo! Agradeço à todos aqueles que acreditam e acreditaram em mim :) Por isso ... eu compartilho!


quinta-feira, 1 de julho de 2010

"Isso é que é conversa séria" ...


Essa semana recebi um email da minha sogrinha com esse título :

"Isso é que é conversa séria" .

Como de costume abri... e para a minha adorável surpresa.... 

Notícias de uma "conversa muito séria" dela com o meu sobrinho e neto dela... Yuri.

Compartilho aqui os pensamentos do Yuri.... que só tem 3 anos de idade ... rs


- Vovó, cadê a sua mãe ?
- Minha mãe morreu.
- Por quê?
- Por que ficou velhinha,velhinha.
- Como era o nome dela?
- Neusa
- E o seu ,vovó, é Maria Neusa.
- Sim,Yuri. Mas dentro de você existem pedacinhos da minha mãe,de mim e de seu pai.Todos fazemos parte de você.

- Não, vovó. Dentro de mim não.Não podemos comer pessoas!!!



A gente não imagina o que se passa na cabeça de uma criança de 3 anos! 

Isso é que é conversa séria !

Beijos compartilhantes, Iara