sábado, 16 de outubro de 2010

Só porque é outono ...






O outono chegou ... e com ele o frio pré-maturo de outubro. O vento constante que quase nos arrasta, as folhas secas no chão ("quando eu piso em folhas secas..."), a mudança de humor ... La vie n'est plus en Rose como nos dias de primavera e verão. É como a quarta-feira de cinzas no Brasil, onde tudo fica meio suspenso no ar e o dia seguinte é chegada a hora de finalmente encarar a chegada do novo ano.


O outono chegou, e nos fez perceber que o ano finalmente começou ...

(palavras saudosas de uma mulher em TPM = o Tempo Pode Mudar)  rs


O outono chegou... e eu adoro o outono, de verdade! Vejo as folhas verdes num dégradé de amarelo, laranja, vermelho e vinho... e ver a natureza se manifestar assim de forma tão espontânea é lindo demais ! A gente começa a refletir que tem coisas mais importantes nessa vida que nossos olhos precisam "experimentar".

E por falar em experimentar, posso dizer que nessas últimas duas semanas estive descobrindo muitas coisas, das quais ainda me sinto ainda perdida, mas que de tão perdida me abri e deixei as novidades repercutirem em mim !

O curso de Arts du Spectacle, que estou fazendo aqui na Université Lumière Lyon 2, está me possibilitando ter novos pontos de vista. Nesse terceiro ano da Licence todos os alunos do teatro e da dança fazem parte de uma mesma e única turma, e todos do cinema e da fotografia se juntaram também e portanto se "despediram" de nós.

Com essa junção-separação, estou tendo a oportunidade de aprender muitas coisas  sobre o teatro europeu, e inclusive tenho ido assistir algumas peças de teatro por aqui (coisa que eu não fazia antes por medo de não acompanhar a história em função do idioma). Acho que não tenho "cacife" pra fazer críticas das peças de teatro da mesma forma que me sinto segura de opinar sobre um espetáculo de dança, ainda estou na fase de descobertas e opinião pessoal com julgamentos de valor, mas estou adorando ... rs

Além da possibilidade de ver os espetáculos, tenho conseqüentemente conhecido mais espaços culturais da cidade, e tem sido muito interessante ver como cada espaço tem uma identidade que o caracteriza, a começar pelo estilo dos espetáculos que são apresentados no programa anual. Isso mesmo, aqui a programação de espetáculos de um espaço cultural é apresentada ao público na sua totalidade, ou seja, do início ao fim do ano, com todas as datas disponíveis. Sendo assim, os artistas que querem fazer parte da programação, precisam enviar uma proposta ao local antes do final do ano (que aqui é entre junho e julho) para poderem ser selecionados para o programa do ano seguinte. 

Quem ganha com isso ? O público, que pode organizar a agenda anual de espetáculos de dança, música, teatro, exposições, entre outros e separar o dindin para os famosos abonnements, que funcionam como "pacotes anuais" onde cada espaço cultural escolhe a melhor oferta que lhes convém para agradar o público e fazer com que esse frequente regularmente e participe o ano inteiro da programação oferecida. 

Até agora nas três peças que fui, as salas estavam razoavelmente cheias, acho que essas alternativas colaboram para a formação de público, que pelo o que vi até agora, começa na escola. Nas três peças vi grupos escolares de adolescentes, mas também vi crianças, adultos, idosos... Vi gente de todo tipo, cor e tamanho e é bom ver pessoas dentro de um teatro, que gostando ou não do que está sendo apresentado, estão lá pra ver acontecer e depois sair opinando de forma consciente. 

Talvez eu possa estar passando um visão meio romântica demais, não sei ... pois apesar dessa belezura toda eu também tenho as minhas críticas, mas o que eu acho mais importante disso tudo é que as salas estão cheias e que aqui tem público para todo tipo de arte. Se eles são politizados ou não, se gostam ou não, se entendem ou não, se são forçados ou obrigados a estarem ali ou não ... eu não sei, sei que estou começando a gostar dessa história de assistir peças de teatro por aqui também - descobertas fazem a gente descobrir à nós mesmos !

Se alguém quiser fazer parte dessas descobertas e também descobrir alguns desses espaços culturais, deixo aqui alguns links disponíveis... quem sabe vocês não preparam a agenda de vocês também ?!








O outono chegou ... e com ele as famosas Feiras de Vinho e Chocolate também ... mas isso é assunto para um outro post!

O outono chegou ... cheio de novidades... assunto pro mês inteiro !


ps: Hoje não é outono no Brasil ... mas tbm tem novidades, aproveito pra desejar felicidades infinitas para a minha querida amiga Silvinha que vai se casar, e como não poderei ocupar meu posto de madrinha pois tenho um oceano inteiro de distância, faço questão de registrar a minha vontade de estar por perto e meu carinho e minha saudade .... amooo !

5 comentários:

  1. O melhor do outono realmente sao as feiras de vinho e de chocolate hehehehe

    ah, em relaçao às agendas anuais existem algumas coisas chatas... tipo, e eu la vou saber o que vou fazer dia 3 de abril de 2011... e pior é que se a gente demora a comprar o ticket, rista de nao achar mais lugar...

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Já que ai começou o outono, do outro lado do oceano começou a primavera (a estação mais bonita de se ver!) Com ela o horário de verão e as tarde com sol até quase 8h da noite, o que nos obriga a ficar na rua, tomar uma cervejinha, fazer uma caminhada e contemplar a natureza!!!! Sabe pq eu falei isso tudo??? Pq acho que tem a sua cara, hehehe
    Imagina vc dançando num final de tarde??? Cultura pra todos os gostos...
    Amiga que bom que você tá feliz!!!!!
    Saudades gigantescas

    Bjos Bjos

    ResponderExcluir
  3. Norinha...e viva o outono europeu..e viva a primavera brasileira,vestida de calor e chuva....que bom que vc está curtindo peças de teatro....aiaiaiia..beijos invejosos da sogrinha.

    ResponderExcluir
  4. "...sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas."

    Ler seus posts causa-me a sensação de chegar mais perto de participar do lado de dentro.
    Sinto-me emocionada.
    Bjs com carinho.
    Lu

    ResponderExcluir
  5. Iara adoramos a sua visita. Vamos te seguir aqui tbém. Bjos Ana, Thiago e Zé menino.

    ResponderExcluir