sexta-feira, 28 de maio de 2010

Descobertas à parte ...



A escritora Roseana Murray me faz brotar lágrimas nos olhos, sorrisos sinceros, compaixão... 

Ela me mostra que a esperança é a última que morre.... e não morre !

Ela me ensina que a simplicidade é o que importa - por isso não me importo de escrever sem ser escritora ou autora de livros como os dela - eu escrevo porque tem sentimento, e para mim sentimento é a pura simplicidade,

E é isso que importa !

Vale um clique, todos os dias em seu blog : http://blogdaroseana.blogspot.com/




Boa leitura !

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Maio : para matar a minha saudade



Já que eu não pude estar presente de "carne e osso" na Semana do Sapateado do Uai Q Dança, em Uberlândia, no Brasil .... Dei logo um jeitinho de sapatear em terras francesas!

Participei do "Festival Jazz aux Sources" em Châtel-Guyon, uma cidadezinha bem charmosa que se situa, como dizem os próprios franceses, no coração da França!

Foi a minha Semana do Sapateado daqui .... E foi muuuito gostoso !!! 

Além de poder conhecer uma outra região da França, conheci sapateadores de vários cantos daqui, fiz amizades, troquei cartões de visita, aproveitei o fim de semana ensolarado e TAPdancei até falar chega...hehehe 

Fiquei hospedada no mesmo hotel que os prefossores convidados, junto com a minha aluna particular Bérangère - a francesa mais bem humarada da face da terra - uma simpatia de pessoa, muito querida e que fez de tudo pra eu poder ir participar do Festival que além de sapateado, oferecia cursos de percussão corporal, lindy hop e Jazz Music de excelentíssima qualidade!

Passei bons momentos e compartilho com vocês aqui : 


desfile com os músicos, lindy hopers e com direito à tablado 
para improvisação dos sapateadores 
(eu participei no desfile do segundo dia ;)



  Eu e Jean-Michel junto com os professores do Festival (da esquerda para a direita) : 
Vincent Pausanias de Paris, Walter Sundance Freeman from  NY
e MisSkiClaK de Villeneuve sur Lot.



Bérangère (minha aluna), Eu, Francine (minha futura aluna) e 
Mireille (mãe da minha aluna)


Eu e Jean-Michel de Montpellier na TAP JAM

Maio: o mês da minha saudade




Bom... nem todos vocês devem saber que no mês de maio se comemora 
o Dia Internacional do Sapateado.

Como toda boa sapateadora, professora e coreógrafa,
faço questão de compartilhar com vocês um pouco dessa minha paixão.



A comemoração é feita no dia 25 de Maio em homenagem ao nascimento do grande sapateador Bill "Bojangles" Robinson.



Bojangles foi o primeiro negro a dançar na Broadway
e em 1932 estreou em Hollywood a
famosa dupla com Shirley Temple.
Bojangles trouxe a "meia-ponta" para o sapateado,
revolucionando esse gênero que antes era dançado
com o pé inteiro no chão.
Com a utilização da "meia-ponta", Bojangles trouxe para o sapateado leveza e clareza nos sons e rítmos produzidos com o sapato e é por essa genialidade que o dia do seu nascimento foi escolhido para representar o Dia Internacional do Sapateado.
 

 




Nesse período do ano eu costumava coordenar a Semana do Sapateado do Uai Q Dança, em Uberlândia, a cidade onde nasci, cresci e descobri que a dança era a minha vida!

Comecei a dar aulas de sapateado aos 15 anos de idade, e de lá pra cá nada mudou... continuo sendo professora de sapateado e uma fiel apaixonada pela arte de fazer som com os pés. 

O que mudou é que 2010 é o segundo ano do qual não estou presente na Semana do Sapateado.... e sinto uma saudade tremenda. Fico daqui... do outro lado do oceano tentando participar de alguma forma... e acabo conseguindo! 

Esse ano fiz um vídeo em homenagem ao dia do sapateador 
e mostro ele aqui no meu blog :




Esse vídeo era pra ter sido mostrado no dia da Mostra Comentada da Semana do Sapateado, mas por causa de alguns imprevistos não foi possível =/

Por isso deixei disponível no youtube e agora compatilho ele aqui com vocês!

Espero que tenham gostado !

Beijos saudosos e dançantes

inté...



domingo, 16 de maio de 2010

Cerejas...



Hoje, dia 16 de maio de 2010.

Começamos a segunda quinzena do mês de maio e o céu está nublado desde de o dia 30 de abril. Tem uns que dizem que estamos no outono, outros dizem que estamos mesmo é no mês de março e ainda outros que dizem que nunca houve um mês de maio como esse....

E a minha única procupação... se a chuva não parar agora, teremos cerejas grandes mas não tão saborosas. Ahhhhhhh!!!! Como é que vou passar o mês de junho sem as milhares de cerejas que tive no ano passado?!!!

Vocês devem estar perguntando: Tudo isso por algumas cerejas ? 

É que vocês não vão entender se não provarem as suculentas cerejas que saboreei aqui.... ai ai... é de suspirar e virar os olhos, são cerejas gordas, "vermelhas bordeaux" e suculentas .... Nossa Senhora das Cerejeiras (se é que existe uma) fazei com que elas venham com fartura !!! rs



Mas... para a minha alegria hoje não está tão nublado como os outros dias e o sol está menos tímido... vem e desaparece.... mas volta .... para alegrar as cerejeiras e a francesada.... e a mim claro!
  
Hoje, dia 16 de maio de 2010. Um domingo atípico.... uma vontade de cantar incontrolável... estamos ouvindo Palco com GIL .... saudades do Brasil e uma alegria incomum.... como se estivéssemos em dias primaveris.... Ops! Nós estamos em dias primaveris.... só que sem sol todos os dias ....rs

Quero mesmo é que essa alegria se expanda e alcance o sol fazendo ele aparecer mais vezes.... com a brisa de Lyon.... é o tempo perfeito! 

Quero que esse estado permaneça .... vamos cantar de verdade e tocar violão agora ...

Como eu disse : Hoje, dia 16 de maio de 2010 - um domingo atípico!

"Sem chuvas, já reparei, as andorinhas perdem o poder de voar livres"

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Falando de coisa séria



Olá pessoal...

Aproveitando meus dias de férias, resolvi falar hoje sobre o Sistema de Ensino na União Européia. Caso alguém esteja curioso ou se preparando para um intercâmbio... é sempre bom saber como é que as coisas funcionam por aqui né?

Para começar, compartilho mais uma vez o  término do meu primeiro ano de estudos aqui na Faculdade de Arts du Spectacle na Université Lumière Lyon 2. Foram 8 meses estudando, conhecendo e aprendo sobre arte e descobrindo também, as mudanças feitas ao longo de quase 10 anos no sistema de ensino daqui da UE e inevitavelmente da França.... que como eu já disse, é bem diferente do brasileiro. 

Para entender melhor... vamos às contextualizações...

Esse ano de 2010 é o ano limite para que todas as instituições de ensino da União Européia, implatem as adaptações previstas pelo Tratado de Bolonha. 

Mas o que é esse tal de Tratado de Bolonha

O Tratado de Bolonha, firmado em 1999 por ministros ligados à educção de 29 países do velho continente, prevê a unificação de currículos, créditos multi-validados e estudantes com livre mobilidade, ou seja, a criação do Espaço Europeu de Ensino Superior. É lógico que a preocupação inicial desses ministros não era exatamente a melhoria do sistema de ensino europeu, mas uma estratégia de fortalecimento do bloco econômico à partir da Educação Superior. 

Para entender melhor essa situação, voltemos em meados da década de 90, às potas da consolidação da União Européia. O continente passava por uma crise onde inclusive países ricos como a Alemanha e a França estavam com índice de mais de 10% de desemprego ( em 2009 esse índice caiu para 7,4%). Enquanto isso do outro lado do oceano, os EUA  crascia como potência econômica e política, e países como a Índia e o Japão estavam preparados para enfrentar o mercado mundial, e isso significava emergência para mudanças no cenário europeu.

Para quê eu estou explicando tudo isso? Para mostrar os verdadeiros motivos dessa mudança que já provocou inúmeras discussões e inclusive greves na grande maioria das Universidades que fazem parte da UE. No entanto o processo de Bolonha pode ser visto como um facilitador do rompimento das barreiras educacionais pela homogeneização da formação em particamente todo o continente europeu.

A promoção da mobilidade e a intensificação da cooperação entre as instituições, é uma das linhas gerais da atuação do Espaço Europeu de Ensino Superior -  e isso eu posso garantir, palo menos aqui na França e na Universidade em que estou, vejo muitos estrangeiros, na sua maioria vindos da Alemanha atarvés da bolsa ERASMUS. - Para alcançar essas diretrizes, a decisão tomada foi pela criação de um sistema único que uniformize a formação entre os países que fazem parte do acordo, permitindo ao mesmo tempo a deslocação so estudantes de uma instituição a outra, aproveitando os créditos já acumulados.

Uma das modificações mais importantes da Declaração de Bolonha, se dá na unificação dos ciclos para as carreiras  superiores, que operam num formato 3 + 2 + 3, que significam 3 anos de graduação, 2 de mestrado e 3 de doutorado. Para ver mais claramente os 3 ciclos são divididos da seguinte forma:

  • Primeiro ciclo (equivalente ao bacharelado e licenciatura no Brasil) - grau acadêmico conferido após os três primeiros anos de freqüência com aproveitamento equivalente a 240 ECTS (Créditos Estudantis do Sistema Europeu, na sigla em inglês); 
  • Segundo Ciclo (equivalente ao mestrado no Brasil) - grau acadêmico concedido após dois anos de freqüência, obrigatoriamente ligado ao 1º Ciclo, culminando com a organização e apresentação de uma tese dissertação - equivalente a 120 ECTS; 
  • Terceiro Ciclo (equivalente ao doutorado no Brasil) - título acadêmico de maior prestígio, conferido normalmente após três anos, culminando com a organização e apresentação de uma tese.
É claro que esse modelo de unificação não é valido para todas as formações na UE, exemplo é a da faculdade de medicina, que seria impossível finalizar ao longo de somente 3  anos. Para nós brasileiros já é praticamente inaceitável existir uma graduação de apenas 3 anos, imaginana medicina, que isso? Não poderíamos mais confiar em médico nenhum ... hahahaha..... No entanto, para cursos como piscologia, ciências sociais, história, artes do espetáculo, letras, administração, economia, informática, engenharia, matemática, entre outros inúmeros cursos de graduação a regra é aplicável e funciona na verdade como isca para o mestrado tornando a formação menos e com bônus de Graduação + Mestrado = 5 anos.

Eu nesse caso, fico com a opção 4 anos, pois entrei diretamente no segundo ano da graduação, ou seja, pulei o primeiro ano, fui direto para o segundo, estudei durante oito meses, já estou de férias (durante 4 meses), volto de aula em setembro e já estarei no meu último ano da graduação... mas para aprimorar farei os 2 anos do mestrado! 

Como fica isso no Brasil, quando eu voltar ? ahhh.... isso já é assunto para um outro post....

Espero que tenham gostado dos esclarecimentos sobre o sistema de ensino na União Européia... mas agora pra aproveitar as minhas férias, vou preparar o Workshop de sapateado que vou ministrar nesse sábado... quem tiver interesse, vambora "claquettear" !!!

Beijos e até a próxima !

sábado, 1 de maio de 2010

Sobre o dia 29 de abril



Dia 29 de abril é comemorado o dia Internacional da Dança.

Publico aqui o manifesto de 2010 que minha mãe escreveu.

(para quem quiser ler o de 2009 acesse : http://danceuai.blogspot.com/ )

Homenagem compartilhada desse dia.

Beijos dançantes sempre.

Iara



Hoje, dia internacional da dança. 29 de abril de 2010,
 
 Manifesto primeiramente meu desejo de seguir em frente. Os eventos são quase sempre os mesmos como diz minha querida amiga, poetiza Lourdinha em seu Livro- objeto. Para mim, isso é que importa: o afeto. Quem te abre os olhos com  metáforas e te coloca em comunhão com a simplicidade e a sinceridade.

Lamento o preconceito de alguns pais em relação à prática da dança para meninos, lamento que alguns pais e educadores ainda achem que arte não está na categoria das profissões que seus filhos ou alunos devam ou possam escolher, lamento a fofoca, lamento a hostilidade, a falta de objetivos, a preocupação com a vida alheia, a politicagem, a disputa de poderes e lamento fundamentalmente tudo aquilo que não possa ser preenchido com um ACORDE MAIOR. Como diz o Caetano Veloso: “Com todo mundo podendo brilhar num cântico.”

Manifesto, no entanto minha alegria, hoje, 29 de abril de 2010 para o fato da dança estar na minha vida ininterruptamente há 42 anos e Uai Q Dança estar completando 20 anos neste próximo mês de junho! Uhhh! Minha alegria por ter sido atravessada por mestres que me ensinaram muito sobre “corpoafeto”. Minha alegria por ter a honra de “ensinaraprender” com os meninos e meninas da casa da rua. A honra de ter um marido e filhas que honram o afeto e a arte, amigos e amigas, alunos e alunas  amorosos(as) que me estimulam a seguir apesar de... Um bouquet perfumado de alecrim, a flor da alegria para todos(as) esses(as).

Quero seguir em frente “trabalhandançando”.

Jean Georges Noverre, que é a figura da dança homenageada pela data de seu nascimento, hoje, dia 29 de abril que me perdoe, com todo respeito imenso e intenso que tenho por suas cartas sobre a dança. 

Hoje quero Isadora Duncan: “Meu lema: Sem Limites.”

Fernanda Bevilaqua