domingo, 6 de fevereiro de 2011

Re-significando ...



Correr atras dos sonhos e alcança-los. Ter disposição suficiente para plantar sementes e paciência para colher os frutos somente quando estiverem maduros. Resistir, persistir e ter força de vontade para fazer o que se ama e continuar amando o que se faz.

Depois de começar a minha coleção de experiências do lado de ca do oceano, e me ver crescer e trilhar meu caminho por esses meus pés dançantes, tenho me lembrado com carinho  do inicio dessa vontade de ser uma profissional da dança...

A minha carreira profissional como bailarina começou numa realidade bem diferente da qual eu tenho hoje. As culturas são diferentes, os modos de vida também, os valores e as condições não são os mesmos e as pessoas e as necessidades também não.  

O ultimo trabalho que participei da Cia Uai Q Dança, antes de vir pra França, era uma ação, uma alternativa que criamos para questionar o consumo e viver daquilo que era a nossa profissão sem entrar no sistema das leis de incentivo à cultura. Passamos seis meses estudando sobre consumo, discutindo o valor das coisas e o valor atribuido para cada profissão e foi à partir desse estudo que criamos a 'VENDA'. 

Vendiamos dança à um real por um minuto, em feiras e praças. Descontruimos o clichê do 'glamour de ser artista' e fizemos do nosso trabalho tão 'ordinario' como qualquer outro.  Descemos do pedestal e colocamos a mão na massa, participavamos de todas as etapas que nos permitia, no final das contas, fazer o nosso trabalho, que nesse caso, era dançar. Carregavamos o carro com nossos materiais, chegavamos ao local de trabalho, estendiamos nossa barraca, nos identificavamos (cada uma das bailarinas dançava um gênero diferente de dança) e ao final de um dia de trabalho contavamos "quantas danças" tinham sido vendidas.

 A VENDA nos desconstruiu e reconstruiu, trouxe a essência e muito aprendizado, nossos valores foram readaptados e a repercussão dessa idéia-ação tomou outras proporções que vieram à acontecer depois da minha vinda pra França em março de 2009. Um trabalho rico na sua experiência que impegnou novos valores em cada um de seus participantes e colaboradores. Momentos que registrei na minha memoria e valores que me acopanharam na minha busca, aqui no velho continente,  para viver daquilo que amo e sei fazer : dançar !

Em outubro do ano passado (2010) entrei para a JetStep Company, companhia profissional de sapateado. Minha estréia foi ha duas semanas atras e durante uma semana e meia estive em seis teatros diferentes espalhados na Holanda, onde fiz a minha primeira turnê internacional.  Preciso dizer que a experiência tem sido muito rica e estou muito feliz e agradecida.

Mais uma vez me encontro na posição de gratidão por todas as experiências que ja tive e essas que estou tendo agora. Agradeço todos os estudos sobre consumo e a oportunidade de estar dançando atualmente numa cia profissional de sapateado aqui na Europa. Agradeço os conhecimentos e os meus pés no chão, pisando em terra firme e solida. Agradeço meus valores que continuam a significar a minha existência em qualquer canto do Universo !

Que venham tantas outras experiências ... e que eu esteja sempre grata ! 












5 comentários:

  1. Que caminho tão lindo vc está trilhando, Iara! Parabéns por mais essa conquista de si mesma. Você é uma pessoa muito linda, muito inspiradora! Fico muito feliz em saber que uma jóia como vc entrou para a nossa família, principalmente ao lado de uma preciosidade cmo o CH. Vc me encanta cada vez mais. A nossa empadinha está assando há séculos, quero ver quando é que finalmente a poderemos degustar... heheheh... Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Iara
    Que texto lindo você escreveu para narrar sua maravilhosa experiência profissional. Inspirado, poético,lindo!Vc é privilegiada. Tem arte nos pés e nas mãos, mas principalmente na "cabeça" de onde saem palavras tão delicadas. Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fui lendo e re(vendo) o tempo. Lembrei daquele sol escaldante de Ipatinga e você(sapateado)sendo pedida por mais de 60 vezes naquela feira, ao valor simbólico, incômodo e questionador de R$1,00. E vendo suas fotos daí, de seus caminhos através, em teias, em redes... Tudo isso Preta, me deixa imensamente feliz!! Descobertas, redescobertas, entrelaçamentos, todo o tempo se misturando, se cruzando para te forta blecer, para te dar acolhimento no aprendizado. Caminhos! Que belezura!! Te acompanho daqui, desfrutando das suas conquistas e me sinto também assim, agradecida. Te abraço com todos os braços!! JSM!! NAMASTE! Te amo!Mamys!!!

    ResponderExcluir
  4. Norinha: você é mercedora de cada aplauso!!! Seu texto é dinâmico e sensível.Você escreve como dança!Continue caminhando,conquistando,refletindo e amando meu filhinho...rsrs...beijos orgulhosos da maria neusa,sogrinha.

    ResponderExcluir
  5. Vc escreve como dança!
    Gosto demais de vir aqui e sentir essa energia. Vc é especial!
    Te adoro!
    Viva la vita!

    ResponderExcluir