domingo, 5 de agosto de 2012

sobre saudade ...

Eu tenho um baù onde guardo a minha coleção de saudades... Hoje a saudade mora debaixo da minha pele e às vezes me da calafrios, por outras vezes ela transborda e escorre, e outras ainda ela vai inflando até não caber mais ... Tenho saudades de quando eu brincava de "currupiu" com meu avô Nelson, na frente da casa do Umuarama, ou na frente da casa da Quirino Pucca na Vila Romana. Tenho saudades de quando as minhas férias duravam dois meses inteiros e, naquele tempo, isso parecia ser uma eternidade, saudade de brincar de "casinha" com a minha irmã, e do "teatro" ser tão verdadeiro que a gente acabava chorando de verdade com o drama inventado, e depois ... caiamos na risada ! Tenho saudades de quando eu acreditava que o Du era o maior compositor de todos os tempos ... e portanto tenho saudade de quandoeu descobria que tudo não passava de uma parodia, e descobrir o que era uma parodia... Tenho saudades do tempo do colégio, onde as coisas pareciam tão complicadas, mas na verdade tudo era muito simples ! Tenho saudades de ficar horas cantando com a minha mãe tocando violão ... tudo acabava em muita risada ou em alguma conversa interessante ou num simples partilhar, tem coisa melhor ?! Tenho muuuuuuita saudade das viagens de familia, principalmente de quando fomos pro sul, a viagem dos sonhos e de longe (pra mim) a melhor de todas. Tenho saudades de brincar de lojinha com a Pri, de cantar nosso slogan "multicoloridas tralalalalalala", tenho saudades de todas as tardes que passava na casa da Silvinha, naquele tempo a gente tinha tempo, e tudo era muito bom. Tenho saudades das minhas conversas com meu pai, aprendendo aquilo que eu ja sabia e o que ainda não conhecia, de assistir "moranguinho" e tempos depois ouvir ele contar que esse era o unico filme que eu gostava de assistir quando pequena, e de ouvir ele se lembrar e cantar " eu sou o feiticeiro da montanha de lata, tchatchatchatchatchatcha tchatchatcha tchaaaa", ou de simplesmente estar desfrutando da companhia dele. Saudade do sorriso dos meus sobrinhos e de ouvir " oi tia Iara"... Eu tenho saudades de quando eu tinha saudade e podia encontrar com essa minha saudade no dia seguinte !



4 comentários:

  1. Saudade de você, Iara!
    Que lindo texto! Que bom esse reconhecimento da saudade de pequenas coisas, mas que fazem tanto sentido na nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a saudade é multicolorida!

    ResponderExcluir
  3. Norinha: alguém disse que somos a soma das nossas memórias....beijos saudosos da sogrinha.

    ResponderExcluir
  4. saudade? Também coleciono. Muitas. Saudade de estar junto, de conversar por horas, viajar,ser uma dama de um tabuleiro com você, contar segredo, rir até doer,sonhar, cantar, dançar, rever do outro lado do Oceano... saudade de você, Pretinha!

    ResponderExcluir