terça-feira, 30 de junho de 2009

Encerrando ciclos e abrindo novos caminhos


Hoje dia 30 de junho de 2009 - ultimo dia do mês.
Aqui na França sinônimo de preparação para as férias longas ( de verão) ,
para eles o fim de um ano e em Setembro tudo recomeçando....
Bizarro?! SIM....heheh






Ontem foi meu ultimo encontro com as minhas companheiras de dança contemporânea na Cie. de la Chiourme - uma possibilidade feliz que me aconteceu desde a minha segunda semana de estadia aqui em Lyon. Dia 9 de março de 2009 às 9h da manha foi o meu primeiro ensaio com a Compagnie, conheci finalmente a Gabrielle ( ser simplesmente encantador), assim como a Nathalie que é a diretora da cia., e as outras integrantes: Emilie, Celine e Sonia. Passamos mais de um mês ensaiando o trabalho dos Elfos para o Carnaval aqui, que à proposito foi uma experiência muito bacana, e depois desse periodo intenso de ensaios todas as segundas e terças das 9h às 11h e às vezes até às 14h..... ficamos mais de um mês paradas (isso eu ja contei na minha primeira postagem do diario de bordo), voltamos no final do mês de Maio e finalizamos nossos encontros semanais ontem. Brindamos a possibilidade desse encontro e agradecemos a oportunidade do convivio. Abri meus caminhos da dança aqui com a Compagnie de la Chiourme, e fico feliz com os frutos colhidos...percebo que a dança esta em mim e minha morada também esta comigo, ela sempre vai estar por onde eu estiver..... As possibilidades me rodeiam e sinto que novas portas se abrem para que o caminho siga seu fluxo..... deixo as aguas percorrerem a rota destinada sem pretenções ou expectativas, deixo elas me guiarem e aguardo em paz e ciência (paciêcia) aquilo que ja esta predestinado.

Agora o momento é de encerrar os ciclos, atravessar pontes e aguardar os novos caminhos.

"Não apresse o rio, ele corre sozinho"

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Capitulo Primeiro: conhecendo (revendo também) pessoas e .... dançando com elas

Lyon é uma cidade encantadora e aqui em Villeurbanne
( onde estou morando - uma cidadezinha que faz parte da Grande Lyon),
em Charpennes (tipo o bairro) é simplesmente adoravel!


Conhecer e aprender a viver aqui tem sido uma experiência fantastica...
desde o seu inicio....


Na segunda semana ja me vi dançando na Compagnie de la Chiourme, na qual o Caique estava fazendo um estagio para o mestrado e uma nova amiga, Gabrielle (apaixonada pelo Brasil), também dançava nela.... e no fonal do mês de março, no Carnaval de Lyon, la estava eu de Elfa, dançando para um mooonte de crianças, e pais, e franceses, e desconhecidos.... mas enfim..... na arte nossa de cada dia!
Depois da apresentaçao a Cie de la Chiourme ficou mais de um mês em stand by.... e durante esse tempo eu estudava meu francês e me preparava para participar de dois festivais de sapateado, um no final de abril em Stuttgart na Alamanha e outro no inicio de maio em Montpellier, no sul da França.

Em Stuttgart encontrei a minha madrinha querida, Chris Matallo e o Gilbert.... além dos queridos Jason e Chloe.... foi um fim de semana especial.... nos divertimos muito e sapateamos, claro! Conheci pessoas extrordinarias de todas as partes da Europa e o festival foi bom para fazer um primeiro contato com o sapateado daqui. Conheci um francês muito simpatico que trabalhava na organizaçao do evento (acrditem, nem todos eles sao antipaticos) , o Alan... uma figura, peça rara que adora o Brasil e fala um pouco de português..... hehehe.... fui embora com saudades....
Mas nesse momento eu ja sentia uma outra saudade me pegar de cheio e lembrava do Uai Q Dança com uma dorzinha irritante no peito.... uma vontade de estar na sala dando aula para meus alunos queridos e de dançar na Cia com as minhas companheiras de venda..... da familia nem preciso dizer, era uma saudade sem limites.... e por varias vezes chorei um rio de lagrimas.....

Duas semanas depois estava indo para Montpellier, onde tive uma experiência fantastica : Couchsurfing (www.couchsurfing.com). Naooooo!!!! isso nao é um esporte radical.... longe de mim fazer essas maluquices....hehehe..... eu estava mesmo me hospedando na casa da Lucy, uma francesa mae da Eleonor e do Clarence, duas crianças fofas... e ainda conheci duas canadenses de Quebéc que tbm estavam hospedadas la. Passei 3 dias muito divertidos por la e o Festival de Sapateado foi incrivel.... conheci pessoas adoraveis e encontrei com o Steven Harper ( que uma semana depois eu encontraria tbm em Lyon) e mais uma vez com o Jason ( que em Stuttgart me avisou que estaria nesse festival). Foi muuuuito gostoso e fiz amizades por la, adorei o clima do festival... e isso me fez lembrar com saudades da Semana do Tap!

Nesse momento meus telefonemas para Uberlândia se tornaram mais frequentes e eu estava por dentro de tudo o que acontecia com a décima primeira Semana do Tap.... estava feliz, via que tudo corria muito bem e sentia saudades da adrenalina que eu sentia com os preparativos e até dos "abacaxis"..... heheh.

No fim de semana seguinte, eu ja estava participando de um workshop do Steven, aqui mesmo em Lyon. Mas, mais do que participar eu estava dentro da programaçao daquele fim de semana na escola da Henriette, pessoa adoravel que conheci e que me convidava para dar uma iniciaçao ao samba na noite do jantar brasileiro: feijoada! ( mas nada que me fizesse lembrar do que é realmente uma feijoada...hahaha) .
Os franceses sambaram sim.... e bem, na medida do possivel é claro, mas fiquei satisfeita e vi os olhos brilharem - eles conseguiam sambar! Depois ao som do violao do Caique cantei algumas das nossas musicas e escutei de uma francesa que eu acabava de mudar o conceito (para ela) da musica popular brasileira.... ela começava a apreciar a musica do Brasil! Fiquei feliz e finalizamos aquela noite com uma breve jam session..... O fim de semana terminou com mais contatos e novas possibilidades, amizades surgiriam daquele encontro feliz!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Ação - quando, como, onde ?


Depois de me cortar nas primaveras,
voltei inteira e resolvi encarar esse blog de um outro ponto de vista....



Venho compartilhar com vcs aquilo que tenho vivido desde o dia em que cheguei aqui .... do outro lado do Oceano... " andei por mares e ladeiras, atravessei milhares de fronteiras..." e vim publicar em doses homeopaticas (ou seja, não me cobrem rapidez) como se passaram as estações contrarias do hemisfério sul :)

Cheguei em Paris no dia 27 de fevereiro de 2009 (sexta-feira) no Aéroport Iternacional Charles de Gaulle por volta de 14h horario local - senti uma felicidade sem fim de encontrar o Caique e pisar em terras desconhecidas (por mim). Passamos um fim de semana adoravel e inesquecivel na Maravilhosa Paris! Visitamos :l'Arc du Triomphe, Champs Elisées,Tour Eiffel, Musée d'Orsay, Notre Dame, Louvre, Notre Dame novamente (é a fixação do Caique....heheh), Musée de L'Orangerie e para fechar com chave de ouro..... mais uma "promenade dans l'avenue Champs Elisées" de noitinha.... bastante frio...... mas uma despedida encantadora!


Na segunda-feira dia 2 de março de 2009 chegamos em Lyon depois de duas horas de viagem de TGV, conheci o pequeno (mas hoje aconchegante lar doce lar) mazanino que eu viveria durante 5 meses, fizemos nossa primeira refeição depois de uma breve arrumação e a labuta começaria no dia seguinte....





momento numero um : a chegada!


Para ver mais fotos entre: www.levoilauai.blogspot.com
esse blog é inicialmente do Caique, mas agora eu tbm sou colaboradora, então aproveitem!

beijos saudosos e até breve!