sábado, 1 de maio de 2010

Sobre o dia 29 de abril



Dia 29 de abril é comemorado o dia Internacional da Dança.

Publico aqui o manifesto de 2010 que minha mãe escreveu.

(para quem quiser ler o de 2009 acesse : http://danceuai.blogspot.com/ )

Homenagem compartilhada desse dia.

Beijos dançantes sempre.

Iara



Hoje, dia internacional da dança. 29 de abril de 2010,
 
 Manifesto primeiramente meu desejo de seguir em frente. Os eventos são quase sempre os mesmos como diz minha querida amiga, poetiza Lourdinha em seu Livro- objeto. Para mim, isso é que importa: o afeto. Quem te abre os olhos com  metáforas e te coloca em comunhão com a simplicidade e a sinceridade.

Lamento o preconceito de alguns pais em relação à prática da dança para meninos, lamento que alguns pais e educadores ainda achem que arte não está na categoria das profissões que seus filhos ou alunos devam ou possam escolher, lamento a fofoca, lamento a hostilidade, a falta de objetivos, a preocupação com a vida alheia, a politicagem, a disputa de poderes e lamento fundamentalmente tudo aquilo que não possa ser preenchido com um ACORDE MAIOR. Como diz o Caetano Veloso: “Com todo mundo podendo brilhar num cântico.”

Manifesto, no entanto minha alegria, hoje, 29 de abril de 2010 para o fato da dança estar na minha vida ininterruptamente há 42 anos e Uai Q Dança estar completando 20 anos neste próximo mês de junho! Uhhh! Minha alegria por ter sido atravessada por mestres que me ensinaram muito sobre “corpoafeto”. Minha alegria por ter a honra de “ensinaraprender” com os meninos e meninas da casa da rua. A honra de ter um marido e filhas que honram o afeto e a arte, amigos e amigas, alunos e alunas  amorosos(as) que me estimulam a seguir apesar de... Um bouquet perfumado de alecrim, a flor da alegria para todos(as) esses(as).

Quero seguir em frente “trabalhandançando”.

Jean Georges Noverre, que é a figura da dança homenageada pela data de seu nascimento, hoje, dia 29 de abril que me perdoe, com todo respeito imenso e intenso que tenho por suas cartas sobre a dança. 

Hoje quero Isadora Duncan: “Meu lema: Sem Limites.”

Fernanda Bevilaqua

3 comentários:

  1. Norinha: adoro tudo que sua mãe escreve.Se ela não fosse dançarina seria escritora.E Isadora Ducan é uma das minhas mulheres-modelo.Viva a dança!Viva a ARTE! Viva minhas duas dançarinas favoritas:Fernanda e Iara! Beijos admiradores !

    ResponderExcluir
  2. Eita Iara! Tua mae escreve bem pacas hein? Me deu ate vontade de sair dançando por ai... mesmo com meus pés tortos.

    ResponderExcluir
  3. Iara
    Linda Fernanda, escreveu bonito! Me sinto orgulhosa de ser tia de vcs duas - artistas de primeira grandeza
    Bjs

    ResponderExcluir