sexta-feira, 17 de setembro de 2010

La vie en rose !



As surpresas que tenho tido, parecem não acabar mais ... Hoje pensei comigo mesma "essa bienal me deixará saudades".

Desde o seu início, a décima quarta Biennale de la Danse, tem me impressionado. Não somente pelos espetáculos que tenho visto, mas por toda a sua logística e organização. A experiência de estar nos bastidores de um evento como esse é extraordinária. Da minha própria "invisibilidade", vejo as coisas acontecerem e reafirmo pra mim mesma que é essa  "invisibilidade" que se faz essencial em qualquer circunstância. Se não fossem os seres "invisíveis" esse evento não aconteceria, e olha que não são poucos! Cada um desempenhando uma função diferente para um mesmo fim : fazer a  Biennale Internationalle de la Danse de Lyon acontecer!


Mas vamos falar agora daquilo que meus olhos viram desde então!



Para começar o domingo, dia 12 de setembro, Lyon se coloria em tons de cor-de-rosa. Durante mais de quatro horas e meia, o centro da cidade estava lotado de pessoas de todos os tamanhos, cores e nacionalidades. Acontecia o oitavo "Défilé: La vie en rose!". Um verdadeiro desfile que ligou duas das principais praças  da cidade (Place des Terreaux e Bellecour) e atravessou uma das ruas mais simpáticas de Lyon (rue de la République).


Como blocos de carnaval, entre amadores e profissionais,  todos evocavam o texto cantado e estreado por Edith Piaff em 1947. Durante uma tarde inteira debaixo do sol, espectadores e participantes vibravam e celebravam "A vida em Rosa" - amarelo, verde, azul, roxo,vermelho, branco ... Figurinos e carros alegóricos exóticos desfilavam ora com alegria ora com cansaço, que se evidenciava com o passar das horas. O domingo foi marcado por uma celebração à dança, onde 300 000 pessoas viram "la vie en rose".








A chegada na Place Bellecour foi para os que resistiram ao calor que fazia. Dentre a multidão que assistiu ao desfile, 8 000 pessoas ficaram para ver a famosa "batucada" com direito a samba enredo e também para dançar a "Tarantelle", uma coreografia disponibilizada no site da Biennale para encerrar o dia ... Como eles mesmo citaram "um momento raro de troca e festa!








5 comentários:

  1. teve bom o domingo né baby... pena que demora tanto hehehe mas é legal de mais

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Iara
    Bom´é pouco. Vc em Lyon num evento de dança.Afe!

    ResponderExcluir
  3. AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIiii que coisa mais roseeeeeeeeee e bela!!!! Estou amando saber de tudo . Please, vá nos contando tudo daí. É ótimo sentir o que anda rolando nessa Bienal por suas lentes e sentimentos!! AMO!! COntinue a escrever.

    ResponderExcluir
  4. noticias. Como são boas! Continue a nos contar... bj

    ResponderExcluir
  5. Norinha: já estou de volta ao lar doce lar e adorando ler vc....beijos encantados da sogrinha.

    ResponderExcluir