domingo, 5 de setembro de 2010

Sempre Em Movimento


Depois de 42 dias rodeada de pessoas que amo, de espaços, olhares, sorrisos, abraços, leituras,  danças e músicas compartilhadas é chegada a hora de partir. Lançar vôo mais uma vez rumo as terras do velho mundo e redescobrir a presença da saudade nos longos dias de verão europeu, e ao  mesmo tempo desfrutar das maravilhas que temos por aqui. Encontrar o Caique e aproveitar da companhia amorosa e compreensiva dele, que enxuga as lágrimas da minha saudade e me faz rir. Rever os amigos daqui, almoçar e jantar com eles e conversar, falar sobre os planos para o ano que começa aqui. Fazer novos planos e me preparar para o início das aulas da faculdade. Agendar aulas de sapateado, dança contemporânea e dança criativa para crianças, futuros workshops também, e oferecer projetos para o intercâmbio cultural na faculdade. Participar das reuniões para o início do estágio da Biennale de la Danse de Lyon, conhecer pessoas e fazer amizades, novos contatos, uma descoberta à parte, um novo mundo se abrindo para ocupar o lugar dos pensamentos que ainda transitam pela minha Terra Natal.

Minha passagem pelo Brasil nesse ano foi meio peculiar, ou simplesmente diferente do ano passado. Pude perceber que é muito difícil encontrar com TODOS  aqueles que queremos bem, e que encontros ao acaso acontecem com uma frequência inesperada, mas são surpresas felizes. Mas bom mesmo foi sentir o calor do afeto, do carinho e de sentimentos verdadeiros, daqueles que nos querem bem também :) Bom é descobrir que importante mesmo nessa vida é estar perto das pessoas que amamos ! E como eu disse no último post, eu me reabasteci até transbordar dessa energia amorosa, e é por isso que dessa vez deixou tanta saudade ... Mas pelo menos tenho reserva para até a próxima vez .... 



Foi tudo maravilhoso, e estar com a minha família foi essencial, fiz disso a  minha prioridade! Aproveitei meus poucos dias,simmmm... 42 dias pra quem mora do outro lado do oceano é muito pouco pra fazer TUDO  o que queremos fazer, mas sem culpa fiz o que esteve ao meu alcance, e dentro disso a rotina foi de encontros com amigos de todas as idades, cores, sabores, temporadas e épocas, econtrei também com meus eternos aprendizes e pupilos de sapateado, nos divertimos muito tanto dentro quanto fora do Uai Q Dança; entrei de cabeça na preparação para os 20 anos do Uai Q Dança; e meditei todos os sábados nos encotros da SAHAJA YOGA em Uberlândia. 

Foi tudo mágico e o re-encontro com o sobrinho amado e a mais nova sobrinha, foi emocionante - como as crianças podem mudar o nosso olhar sobre a vida e sobre as coisas da vida! - foi simples e amoroso esse encontro feliz! Ver os criadores dessas criaturinhas lindas e reforçar os laços!


A ida para o Rio de Janeiro para encontrar a sogrinha e junto com ela, a irmã caçula Fatinha e o marido Lú, partirmos rumo à Saquarema para o Clube Literário da Casa Amarela realizado pela Roseana Murray... nossaaaaa.... foi lindo demais falar sobre o livro de Carlos Cony "Quase Memória" perto da escritora da qual virei fã desde o primeiro poema que a Maria Neusa me apresentou por email. Pra saber mais um cadim sobre esse encontro clique aqui e descubra também pelas palavras da própria Roseana Murray ! Foi um sonho realizado... isso eu posso afirmar!

As reuniões para juntar a "tchurma" de mais de 10 anos de amizade também foram muito divertidas, relembramos os velhos e bons tempos sempre acompanhados de uma boa comida e jogos que também nos fizeram lembrar daqueles tempos de colégio - Como é bom celebrar amizades que duram tanto tempo, onde cada um seguiu seu caminho, mas estamos sempre juntos de um jeito ou de outro.

Comer as comidinhas das avós e ficar com elas na memória saborosa e carinhosa de ter les grandes-mères por perto, desfrutar desse carinho incondicional e desse amor sem medidas! O avô que faz tudo de possível e impossível para agradar e tirar boas risadas da neta com suas pequenas peripécias! 

A mamys que só de estar por perto já faz tudo ser melhor, a irmã que cresceu e virou amiga também e pede conselhos e brinca e sorri, o Dubets que faz graça e fica bravo também mas tem sempre uma piadinha esperta e um comentário especial, e que se emociona e chega até a dançar! 

A biza que continua um côco e uma belezura de exemplo de vida; o tio que faz rir e o primo de seis anos que cresceu mais do que devia (na minha opinião..rs); a tia que mora em sampa e está sempre presente!

O papis que preparava o café da manhã todos os dias e estava sempre ali, só apoiando, sempre ! O irmão que está crescendo mas ainda é um menino, ora rebelde ora amoroso!

Os avós que envelhecem juntos em suas rotinas com os tios que também já são avós que voltaram a morar com eles; a tia que também mora com eles; as tias que moram longe mas estiveram perto e pudemos desfrutar de momentos especiais e que também prometeram visitas por aqui na zoropa!

Os primos que já tem suas próprias vidas e que não têm mais a idade que sempre tinham em cada ano que se passava! A prima sagitariana que compartilha das características do signo e muitas outras coisas em comum !

Os telefonemas e conversas de msn com os amigos (as)  com os quais o encontro ao vivo não foi possível, mas já valeu à pena!

As amigas e amigos que me "capturaram" nos meus intervalos e me fizeram rir, chorar, compartilhar e trocar !

Dançar, coreografar, ensinar, aprender, ensaiar, compartilhar com os alunos e amigos de um lugar onde o lema é A Arte de Ser Feliz! Dançar salsa pela primeira vez ao lado de um grande parceiro professor-aluno ! Festejar os 20 anos do lugar que me formou a profissional que sou! Cantar e dançar ao lado de pessoas queridas! Rir e chorar ao mesmo tempo !




Mas amar.... sempre - tudo isso - aquilo que importa !

Voltar pra França e sentir saudades desses re-encontros... rir e chorar também, mas transcender e transformar toda essa saudade em energia harmoniosa de amor!

Caminhar pela ruas de Lyon e olhar pra minha vida com alegria e sÓrrisos !









2 comentários:

  1. ainda bem que vc apertou o Yuri pra mim né ?! hehehehe e deu uma bajulada na Luaninha tb....

    bjos

    CH

    ResponderExcluir
  2. "O Homem é a soma de suas recordações!" já disse alguém que não sei quem....suas fotos estão maravilhosas e o texto de dar água na boca.È isso aí,norinha"viver é um deslumbramento"( não sei quem falou tb..rs).Beijos saudosos mas felizes por vcs da sogrinha.

    ResponderExcluir