domingo, 18 de abril de 2010

Retorno Primaveril



Depois do chá de sumiço... meu retorno alegre ...

Como a primavera que retorna por aqui para alegrar a vida e encher de cores e sabores o dia-a-dia da gente!

Nesse último mês e meio que fiquei sem escrever, percebi que não sou a única a pensar sobre o tempo.... ou na falta dele. A verdade é que "temos todo o tempo do mundo".... mas ele passa muito depressa e quando vimos... já passou. 

Passou da hora de escrever, passou da hora de dormir, passou da hora de estudar para aquela prova que já é amanhã. Passou da hora de fazer aquele trabalho de quinze páginas em francês,  passou da hora de ligar... pra mãe, pro pai, pra vó, pro vô, pra sogra, pro sogro pra tia, pro tio,  pra amiga, pro amigo, pra irmã, pro irmão, pro namorado, pro marido, pros primos, pro cunhado, pro sobrinho, e até pro cachorro, pro papagaio e pra tartaruguinha e os peixinhos tabém (coitados dos bichinhos..rs).

Mas aos trancos e barrancos (com o tempo) a gente vai dando um jeitinho de fazer tudo. No entanto é fato : o tempo está acelerando gente, e quando menos a gente espera, já é natal ... heheh...

Mas tudo isso de falar sobre o tempo, é  pra contar pra vocês que espero estar mais presente pelo menos nos próximos quatro meses. 

Sim.... pois oficialmente a semana que passou, foi a minha última semana de aula e entregas de trabalho na faculdade. Ontem tive uma aula de reposição e proto.... fim das aulas, pois meu último exame será dia 27 de abril. 

Isso mesmo gente, meu primeiro ano de estudos na França chega ao fim, e posso dizer que tudo isso tem sido uma experiêcia maravilhosa !

Vocês já devem estar se perguntando o que eu vou fazer à partir dessa semana que começa amanhã... né? 

Bom... pra começar, semana que vem é semana de Férias de Primavera.... simmmm.... hehehe.... engraçado demais, eu sei, mas é assim que o calendário escolar francês funciona, mas preciso dar uma revisada pra última prova que é daqui uma semana... mas vou explicar melhor como é que funciona o calendário da minha faculdade procêis... rsrs

 - Começamos o ano em setembro, 
- na última semana de outubro temos uma semana de férias : Vancances de Toussaint,
- depois temos 6 semanas de aula que vão até pouco antes do Natal,
-  daí temos férias de um mês, 
- Início do segundo semestre na segunda quinzena de janeiro, com 4 semanas de aula,
- terceira semana de fevereiro férias de Inverno,
- depois 8 semanas de aula,
- Férias de Primavera,
- uma semana de exames finais (que no caso, eu mesma só tenho 1....huahuahuahua)

 Daí.... é férias mesmo... mas só pra quem não pegou "recuperação".
Simmmm ..... porque aqui na França temos a famosa semana de rattrapage

fnciona assim: depois que os resultados do segundo semestre saem, à partir do dia 17 de maio, o pessoal que ficou em rattrapage no primeiro semestre faz a segunda sessão de provas de 25 à 29  de maio; e pro pessoal do segundo semestre é da semana de 31 de maio à 5 de junho. 

Mamata demais passar de semetre aqui gente.... só quem não quer nada com nada é que não passa... Porque além da semana de rattrapage, a validação do semetre funciona por compensação, ou seja, se você não foi tão bem numa disciplina mas foi ótimo nas outras, no final das contas você tem seu semestre pela compesação feita entre todas as disciplinas que você fez.  Daí eu falo por mim e garanto....dou a minha palavra que só quem não está afim de estudar que não não passa. E como eu estudo... não tem perigo ....hehehehe

 Bom pessoal por enquanto é isso,... Vou aproveitar que está fazendo um dia bem bonito e vou passear no parque no final da tarde, tirar umas fotos e depois mostrar aqui pra vocês que maravilha de primavera colorida, que trás de volta o bom humor da francesada e o da gente também.... heheh

Beijos animados e atemporais ...

Até a próxima.... em breve!

PS : já que falamos sobre o tempo, uma dica pra vocês :










Um comentário:

  1. Puxa..que ano estudantil apertado desse povo heim??? E depois fala-se que os brasileiros só sabem emendar feriado..rsrs...por falar em feriado amanhã Fátima e Lu chegam do RIO( emendaram feeriado..rs) e vamos passar juntos o final de semana....beijos farristas da sogrinha

    ResponderExcluir